- Morialan Oliveira
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Erro - O certificado fornecido não é válido
Qua Abr 29, 2020 11:31 am
A partir do dia 28/03/2019, a SEFAZ tem retornado um erro de “Certificado Inválido” ou “O Certificado fornecido não é válido” em todas as interações realizadas, o que tem afetado as emissões de NF-e e NFC-e em diversos Estados do Brasil.
Ao entrarmos em contato com as respectivas UFs, conseguimos uma resposta que confirmou a instabilidade, porém alegaram não ser possível encaminhar um aviso formal por e-mail.
As últimas atualizações que recebemos apontam que as UFs encontra-se empenhadas em corrigir o problema, porém sem previsão para conclusão.
A recomendação da Tecnospeed e das próprias SEFAZ, é para que todos os afetados abram um chamados junto à SEFAZ de sua UF, e realizem a emissão em contingência.
1º Encerre o Manager eDoc, ou sua aplicação que utiliza nossos componentes. Se você está utilizando certificado A3, remova ele da porta USB.
2° Vá em executar, digite, certlm.msc, para abrir a interface de certificados, caso esse comando não funcione, utilize o certmgr.msc.
3° Exclua todos os certificados das pastas "Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis" e "Autoridade de Certificação de Raiz de Terceiros".
4º Ainda na listagem de certificados, aperte F5 para atualizar a página, e remova qualquer novo certificado que aparecer, repita esse processo algumas vezes, até que retorne sempre vazio.
5° Faça o download do InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe (link para download no artigo original, no final deste tópico).
6° Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe.
7º Clique em Instalar, e aguarde até que o processo seja finalizado.
8° Teste novamente a comunicação com a SEFAZ.
Caso ainda não funcione, vá em opções da internet, na aba avançadas, desabilite as configurações:
- Avisar quando houver incompatibilidade de endereços de certificado.
- Verificar revogação de certificados do servidor.
- Verificar se há certificados revogados do fornecedor.
Link para o artigo original: https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360020605374
Ao entrarmos em contato com as respectivas UFs, conseguimos uma resposta que confirmou a instabilidade, porém alegaram não ser possível encaminhar um aviso formal por e-mail.
As últimas atualizações que recebemos apontam que as UFs encontra-se empenhadas em corrigir o problema, porém sem previsão para conclusão.
A recomendação da Tecnospeed e das próprias SEFAZ, é para que todos os afetados abram um chamados junto à SEFAZ de sua UF, e realizem a emissão em contingência.
Solucionando o caso
1º Encerre o Manager eDoc, ou sua aplicação que utiliza nossos componentes. Se você está utilizando certificado A3, remova ele da porta USB.
2° Vá em executar, digite, certlm.msc, para abrir a interface de certificados, caso esse comando não funcione, utilize o certmgr.msc.
3° Exclua todos os certificados das pastas "Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis" e "Autoridade de Certificação de Raiz de Terceiros".
4º Ainda na listagem de certificados, aperte F5 para atualizar a página, e remova qualquer novo certificado que aparecer, repita esse processo algumas vezes, até que retorne sempre vazio.
5° Faça o download do InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe (link para download no artigo original, no final deste tópico).
6° Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe.
7º Clique em Instalar, e aguarde até que o processo seja finalizado.
8° Teste novamente a comunicação com a SEFAZ.
Caso ainda não funcione, vá em opções da internet, na aba avançadas, desabilite as configurações:
- Avisar quando houver incompatibilidade de endereços de certificado.
- Verificar revogação de certificados do servidor.
- Verificar se há certificados revogados do fornecedor.
Link para o artigo original: https://atendimento.tecnospeed.com.br/hc/pt-br/articles/360020605374
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