- Cicero
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Atualização ATENDESMART - 02/07/2020 - 10º Item – Implementado o Markup
Qui Jul 02, 2020 3:54 pm
Foi implementado no ATENDE o método para calcular o preço de vendas do produto chamado de MARKUP.
O método atual de cálculo para formação de preço de venda continua o mesmo, este novo método só estará disponível do momento em que o suporte ativar a função. Deve-se observar que ao ativar o MARKUP, o método de formação de preço de vendas anterior não estará mais disponível, o ATENDE trabalhará com apenas um método, não sendo possível usar o método tradicional para um produto e o MARKUP para outro, o usuário deve escolher com qual dos dois sistemas de calculo de preço de vendas deseja trabalhar.
Veja no final desta orientação, uma explicação do que é MARKUP estará disponível.
Abaixo mostrarei como deverá ser o preenchimento para utilizar o MARKUP:
No cadastro de Produto, na área de Formação de preços, deve-se preencher os campos abaixo.
CUSTO INICIAL : Custo do produto
DESP. VARIÁVEIS : Percentual de Despesas Variáveis que devem ser acrescida ao custo do produto.
DESP. ADMIN. : Percentual de Despesas Administrativas que devem ser acrescidas ao custo do produto.
MARGEM LUCRO : Percentual de Margem de Lucro desejada no produto.
Preço: - Mostrará o preço de venda já definido pelo MARKUP.
Markup: - Mostrará o índice de MARKUP aplicado ao custo do produto.
O que é markup
O markup é um índice que mostra a relação entre o custo de produção e distribuição um bem ou serviço e seu preço de venda. Trata-se de um conceito aplicado à economia, à contabilidade e à administração de empresas. É aplicado sobre o custo de um produto para obter o preço de venda do bem ou serviço comercializado. Com ele, você chegará a um valor que cobre todos os gastos fixos e variáveis para a produção do item vendido e garante a margem de lucro pretendida.
Para chegar até esse índice, você precisará aplicar uma fórmula, que leva em conta três variáveis: despesas fixas, despesas variáveis e margem de lucro. A partir delas, é obtido o markup, que é multiplicado pelo custo de produção do item para ter, como resultado, o preço apresentado aos clientes. Vamos entender melhor cada uma dessas variáveis:
1. Despesas fixas
As despesas fixas são os gastos administrativos que você tem para manter a empresa em operação. Ou seja, não entram, nessa categoria, os custos para a produção dos produtos, e sim o aluguel do ponto, o salário dos funcionários da administração, contas de água, luz e telefone. É tudo aquilo que você vai precisar pagar não importando se a produção for de 10 ou 50 itens no mês.
2. Despesas variáveis
As despesas variáveis são aquelas que oscilam de acordo com a produção e as vendas. Ou seja, impostos que incidem sobre cada produto e a comissão paga aos vendedores. Quanto mais vendas você fizer, proporcionalmente maiores serão os custos variáveis.
3. Margem de lucro
A margem de lucro é o percentual do preço de venda do produto que você vai tirar para si, afinal, o restante é apenas custo e despesas. É claro que, quanto maior a margem de lucro, mais contente você vai ficar, mas ela não pode encarecer o produto a ponto de fazê-lo perder a competitividade no mercado.
Essas três variáveis serão consideradas em percentuais. Por exemplo, 12% de despesas fixas, 15% de despesas variáveis e 18% de margem de lucro. Entre elas, as despesas variáveis são as mais fáceis de se calcular com precisão, pois você sabe exatamente qual a carga tributária sobre o produto e qual a comissão sobre a venda.
Como calcular preço de venda por markup
Você percebeu que o custo para produzir a mercadoria que será vendida não foi citado nem nas despesas fixas nem nas variáveis? Isso porque, para calcular preço de venda por markup, o custo de produção será a base da conta. Ou seja, quanto você gastou para produzir o item que será vendido.
Isso inclui a matéria-prima e mão de obra utilizada na produção. Se você apenas revende produtos, é o que você pagou para comprá-lo e levá-lo até a sua loja. Caso sua empresa seja de prestação de serviços, é a sua hora de trabalho – ou do funcionário que desempenhou a atividade.
Agora, portanto, você tem o custo de produção, as despesas fixas (DF), as despesas variáveis (DV) e a margem de lucro (ML). Com esses números, você vai calcular preço de venda por markup. Vamos usar o exemplo anterior, no qual DF = 12, DV = 15 e ML = 18.
Agora, basta aplicar esses valores na fórmula 100/100-(DF+DV+LP). O resultado será o markup, que multiplicará o custo de produção. A conta fica assim:
Markup = 100/100-(DF+DV+LP)
Markup = 100/100-(12+15+18)
Markup = 100/100-45
Markup = 100/55
Markup = 1,82
Imaginemos, agora, um produto cujo custo de produção é de R$ 30. Para definir o preço de venda, é só multiplicar o custo pelo markup. Ou seja:
Preço de venda = CP x markup
Preço de venda = 30 x 1,82
Preço de venda = R$ 54,60
O método atual de cálculo para formação de preço de venda continua o mesmo, este novo método só estará disponível do momento em que o suporte ativar a função. Deve-se observar que ao ativar o MARKUP, o método de formação de preço de vendas anterior não estará mais disponível, o ATENDE trabalhará com apenas um método, não sendo possível usar o método tradicional para um produto e o MARKUP para outro, o usuário deve escolher com qual dos dois sistemas de calculo de preço de vendas deseja trabalhar.
Veja no final desta orientação, uma explicação do que é MARKUP estará disponível.
Abaixo mostrarei como deverá ser o preenchimento para utilizar o MARKUP:
No cadastro de Produto, na área de Formação de preços, deve-se preencher os campos abaixo.
CUSTO INICIAL : Custo do produto
DESP. VARIÁVEIS : Percentual de Despesas Variáveis que devem ser acrescida ao custo do produto.
DESP. ADMIN. : Percentual de Despesas Administrativas que devem ser acrescidas ao custo do produto.
MARGEM LUCRO : Percentual de Margem de Lucro desejada no produto.
Preço: - Mostrará o preço de venda já definido pelo MARKUP.
Markup: - Mostrará o índice de MARKUP aplicado ao custo do produto.
O que é markup
O markup é um índice que mostra a relação entre o custo de produção e distribuição um bem ou serviço e seu preço de venda. Trata-se de um conceito aplicado à economia, à contabilidade e à administração de empresas. É aplicado sobre o custo de um produto para obter o preço de venda do bem ou serviço comercializado. Com ele, você chegará a um valor que cobre todos os gastos fixos e variáveis para a produção do item vendido e garante a margem de lucro pretendida.
Para chegar até esse índice, você precisará aplicar uma fórmula, que leva em conta três variáveis: despesas fixas, despesas variáveis e margem de lucro. A partir delas, é obtido o markup, que é multiplicado pelo custo de produção do item para ter, como resultado, o preço apresentado aos clientes. Vamos entender melhor cada uma dessas variáveis:
1. Despesas fixas
As despesas fixas são os gastos administrativos que você tem para manter a empresa em operação. Ou seja, não entram, nessa categoria, os custos para a produção dos produtos, e sim o aluguel do ponto, o salário dos funcionários da administração, contas de água, luz e telefone. É tudo aquilo que você vai precisar pagar não importando se a produção for de 10 ou 50 itens no mês.
2. Despesas variáveis
As despesas variáveis são aquelas que oscilam de acordo com a produção e as vendas. Ou seja, impostos que incidem sobre cada produto e a comissão paga aos vendedores. Quanto mais vendas você fizer, proporcionalmente maiores serão os custos variáveis.
3. Margem de lucro
A margem de lucro é o percentual do preço de venda do produto que você vai tirar para si, afinal, o restante é apenas custo e despesas. É claro que, quanto maior a margem de lucro, mais contente você vai ficar, mas ela não pode encarecer o produto a ponto de fazê-lo perder a competitividade no mercado.
Essas três variáveis serão consideradas em percentuais. Por exemplo, 12% de despesas fixas, 15% de despesas variáveis e 18% de margem de lucro. Entre elas, as despesas variáveis são as mais fáceis de se calcular com precisão, pois você sabe exatamente qual a carga tributária sobre o produto e qual a comissão sobre a venda.
Como calcular preço de venda por markup
Você percebeu que o custo para produzir a mercadoria que será vendida não foi citado nem nas despesas fixas nem nas variáveis? Isso porque, para calcular preço de venda por markup, o custo de produção será a base da conta. Ou seja, quanto você gastou para produzir o item que será vendido.
Isso inclui a matéria-prima e mão de obra utilizada na produção. Se você apenas revende produtos, é o que você pagou para comprá-lo e levá-lo até a sua loja. Caso sua empresa seja de prestação de serviços, é a sua hora de trabalho – ou do funcionário que desempenhou a atividade.
Agora, portanto, você tem o custo de produção, as despesas fixas (DF), as despesas variáveis (DV) e a margem de lucro (ML). Com esses números, você vai calcular preço de venda por markup. Vamos usar o exemplo anterior, no qual DF = 12, DV = 15 e ML = 18.
Agora, basta aplicar esses valores na fórmula 100/100-(DF+DV+LP). O resultado será o markup, que multiplicará o custo de produção. A conta fica assim:
Markup = 100/100-(DF+DV+LP)
Markup = 100/100-(12+15+18)
Markup = 100/100-45
Markup = 100/55
Markup = 1,82
Imaginemos, agora, um produto cujo custo de produção é de R$ 30. Para definir o preço de venda, é só multiplicar o custo pelo markup. Ou seja:
Preço de venda = CP x markup
Preço de venda = 30 x 1,82
Preço de venda = R$ 54,60
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