- Morialan Oliveira
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Ecommerce Padrão - Manual de funcionamento
Ter Jun 23, 2020 10:46 am
Integração do AtendeSmart com eCommerce
Cadastro de produto para eCommerce:Os eCommerces integrados com AtendeSmart aproveitam o mesmo cadastro de produtos utilizados nos módulos PDV-Pedidos-NFe. Porém, algumas informações cadastrais são cruciais para o funcionamento da loja virtual. São elas:
Na aba Detalhes do Produto:
- Preço: produtos com preço zerado não aparecem na loja virtual;
- Altura, comprimento, largura, peso bruto e líquido: serão utilizados para cálculo de frete;
- Grupos e Subgrupos: não são informações obrigatórias, porém grupos e subgrupos aparecem como categorias no site, e facilitam a organização dos produtos;
Na aba Detalhes da Loja Virtual:
- Exibir produto na loja SIM/NÃO – pra ocultar um item da loja virtual, é só deixar como “não”;
- Frete Grátis: ativando esse parâmetro, o respectivo item não será considerado para cálculo de frete do carrinho;
- Exibir na Vitrine: “Vitrine” é a Home Page da loja virtual. Os itens marcados como “Sim” nesse parâmetro, além de aparecerem dentro de suas categorias, serão exibidos na página inicial da loja (a Home Page tem um limite de 20 produtos para exibir);
- Envio por Correio: desativando esse parâmetro, a loja virtual não deixará avançar com a compra escolhendo as formas de entrega através do Correio.
- Descrição: esse campo é preenchido com texto livre, aceita caracteres especiais, não tem limite de caracteres e será exibido na página do produto.
Fotos de produto:
Todos os cliente que possuírem o plano eCommerce terão um ícone a mais na tela de cadastro de produtos – o ícone de uma câmera entre a consulta de cadastro e a lixeira. Dentro desse ícone de câmera poderemos fazer upload dos arquivos de imagem para ilustrar a página do produto na loja virtual. O formato de imagem suportado é JPEG. Não há limite em quantidade e tamanho das fotos, porém orientamos que o arquivo da foto seja em formato quadrilátero (ex: 600x600px, 1000x1000px, etc), pois pode haver cortes na exibição da imagem se ela for retangular.
Saldo de estoque:
Caso o cadastro do produto esteja devidamente preenchido, porém seu saldo de estoque seja inferior a 1 Unidade, ele será exibido na loja mas a opção “Comprar” será substituída pela informação “Indisponível”. Quando o saldo de estoque for alimentado no Atende, o botão “Comprar será liberado automaticamente.
O eCommerce consulta do local de estoque do Atende por nome, e por default o local consultado será o ID 1 – PADRAO. Caso o cliente trabalhe com vários locais de estocagem, devemos orientá-lo a não alterar o nome do local de estoque ID 1 – PADRAO.
Domínio e hospedagem:
A compra de um domínio (por exemplo, www.lojadojose.com.br) é de responsabilidade do cliente. Sempre orientamos o cliente comprar seu domínio (indicamos a plataforma Registro.BR para tal) e nos informar seus dados de acesso do Registro.BR para apontarmos sua hospedagem. Há casos em que o cliente compra o domínio com outra plataforma (Terra, LocaWeb, etc) e nesses casos, basta nos dar os dados de acesso à plataforma que apontaremos o site normalmente. Há casos em que o cliente não quer ter o trabalho de comprar o domínio e solicita que nós façamos isso por ele. Essas solicitações são tratadas com o setor comercial e, caso aprovadas, fazemos essa intermediação e apenas repassamos o custo do domínio ao cliente.
Uma vez de posse de um domínio, a CWD hospeda o site do cliente no servidor do AtendeSmart.
Opções de Pagamento no eCommerce
A plataforma AtendeSmart não gerencia Pagamentos Online (recebimento de pagamentos com cartão de crédito ou geração de boletos para eCommerce, que são diferentes de boletos comuns). Para trabalhar com essas formas de pagamento, orientamos que o cliente feche um convênio com uma instituição de pagamentos Online de sua confiança (hoje indicamos PagSeguro ou Cielo). Uma vez contratado o serviço, dentro do painel administrativo do cliente junto à empresa contratada, ele poderá gerar um “Token” para associação do site com o pagamento Online. Basta nos encaminhar esse Token que o setor de Desenvolvimento liberará a forma de pagamento. Caso o cliente tenha dúvidas em como gerar o Token, pode enviar os dados de acesso ao painel da plataforma ao nosso Suporte para gerarmos por ele.
Características das plataformas
PagSeguro:
- Por default, ao avançar para pagamento na loja virtual, a plataforma carregará sua página sobre a página da loja;
- A plataforma PagSeguro permite recebimento por Cartão de Crédito ou boleto bancário. Em ambas as situações, o pagamento é creditado na conta da plataforma PagSeguro, e a mesma se encarregará de repassar a importância ao lojista;
- A plataforma PagSeguro sempre solicitará CPF do usuário-final responsável pela compra;
- Até a presente data, em caso de pagamentos por boleto bancário no PagSeguro, nosso eCommerce não faz reimpressão de segunda via dos boletos. As segundas vias de boletos podem ser retiradas pelo usuário-final diretamente no site da PagSeguro, mediante identificação do mesmo com CPF (o PagSeguro sempre vai sugerir que o usuário-final se cadastre com eles para finalizar uma compra. Ao se cadastrar, o usuário-final pode ter acesso a um histórico de compras na plataforma).
Cielo (CheckOut):
- Por default, ao avançar para pagamento na loja virtual, a plataforma carregará sua página sobre a página da loja;
- A plataforma Cielo (produto: CheckOut) permite recebimento por Cartão de Crédito ou Cartão de Débito. Para liberar boleto bancário, o cliente precisa entrar em contato com a plataforma e solicitar a inclusão de nova forma de pagamento
- A plataforma Cielo permite associar um CNPJ à compra;
API E-commerce Cielo:
Trata-se de uma variação do serviço de pagamento online da Cielo que se enquadra como “CheckOut Transparente”: ao avançar para fazer o pagamento e finalizar a compra, a inserção dos dados de cartão de crédito e processamento da compra acontecem dentro da página da loja virtual, sem necessidade de sair para outro ambiente. Até a presente data, nenhum dos nossos clientes utiliza essa solução. Caso o cliente deseje aderir à esse serviço, precisa formalizar a solicitação ao nosso suporte, que encaminharemos o pedido para o Desenvolvimento estudar a viabilidade.
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