AtendeSmart ControlP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Morialan Oliveira
Mensagens : 220
Data de inscrição : 17/02/2020

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) Empty Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck)

Ter Out 01, 2024 10:06 am
CASOS EM QUE O FB RECOVERY NÃO CONSEGUE REALIZAR A REPARAÇÃO DE BANCO DE DADOS

É raro, mas dependendo da situação que se encontra o banco local do PDV, o FB Recovery não consegue concluir toda a reparação do arquivo. Nesses casos podemos contar com ferramenta mais robusta como IBExpert para realizar tal ação.



ANTES DE UTILIZAR AS FERRAMENTAS IBEXPERT E/OU FB RECOVERY

Avisa o cliente que vai precisar mexer no banco de dados, ele tem que fechar todos os PDV, Emissor e Integrador. O cliente poderá continuar usando Atendesmart na web, mas os executáveis PDV, Integrador, Emissor, etc, tem que fechar tudo.

No servidor, gerenciador de tarefas, serviços, interrompa o serviço Firebird (Parar).
O intuito de parar o serviço Firebird é interromper a conexão de qualquer terminal que possa estar com executável aberto consultando o banco de dados, por isso é fundamental informar o cliente e obter sua autorização para parar o sistema da loja.

Na pasta \banco , renomeie o arquivo banco de dados CONTROLP.FDB, pode alterar para qualquer nome aleatório.
O intuito de renomear o arquivo banco de dados é uma prevenção para o caso de, ao reativar o serviço Firebird, um possível software que estivesse conectado ao banco ocupe o arquivo novamente.

Na pasta \banco , faça uma cópia de segurança do banco de dados CONTROLP.FDB (CTRL+C e CTRL+V).

No gerenciador de tarefas, reative o serviço Firebird.

Após reativado Firebird no gerenciador de tarefas, volte à pasta \Banco e nomeie novamente o banco local como CONTROL.FDB (ou o nome em que a estrutura esteja implantada).

Após procedimento acima, o banco de dados CONTROLP.FDB estará desocupado para ser tratado pelo FB Recovery, dê prioridade para utilizar o FB Recovery para recuperar o banco de dados por se tratar de ferramenta mais amigável.

Se mesmo após procedimento acima o FB Recovery não conseguir concluir reparação com sucesso, siga os passos abaixo para utilizar o IBExpert.


VALIDAR BANCO DE DADOS ATRAVES DO IBEXPERT

Navegue em IBExpert - menu Services - Database Validation.

Primeira parte da validação:
Ao abrir a tela, já virão marcados Validate Database e Validate Full, apenas altere VERBOSE para "To Screen" e aperte PLAY. O IBExpert responderá se encontrou erros ou não.

Segunda parte da validação:
A janela de Database Validation ainda estará aberta, retorne à aba OPTIONS, marque as opções Check Database, Ignore Checksum, Kill Shadows e Mend Database, DESMARQUE as opções usadas anteriormente: Validate database e Validate Full, e  aperte PLAY. O IBExpert responderá se encontrou erros ou não.

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 000110

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00110

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00210



REPARAR BANCO DE DADOS ATRAVES DO IBEXPERT

Se ao validar o banco aplicando as duas etapas acima, e o IBExpert retornar erros, repare o banco de dados.

Navegue em IBExpert - menu Services - Backup database.

Desmarque opção Garbage collection que normamente já virá marcada, marque a opção Ignore transactions in Limbo, no VERBOSE, marque On Screen e aperte START BACKUP. O Ibexpert criará na pasta onde está o arquivo banco de dados, um arquivo chamado controlp.fbk.
Conforme imagens abaixo.

Navegue em IBExpert - menu Services - Database Restore - restaura o CONTROLP.FDB com o arquivo BKP que vc criou.
Marque as opções Commit after each table, Replace Existing Database, Fix malforme UNICODE_FSS data using charsert e Fix malformed UNICODE_FSS data using charset.
Nas caixas de texto das opções FIX preencher o charset: ISO8859_1
Aperte Start Restore, o IBExpert solicitará uma senha, digite: masterkey , e confirme.
Conforme imagens abaixo.

Após isso, certifique-se que o banco de dados está online, navegue no menu Services, database online, bring online.

Pode testar o sistema.


Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00310

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00410

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00610

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00710

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00810


Última edição por Morialan Oliveira em Seg Out 21, 2024 8:59 am, editado 1 vez(es)
avatar
Morialan Oliveira
Mensagens : 220
Data de inscrição : 17/02/2020

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) Empty Re: Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck)

Seg Out 14, 2024 2:28 pm
CASOS EM QUE O FB RECOVERY NÃO CONSEGUE REALIZAR A REPARAÇÃO DE BANCO DE DADOS

É raro, mas dependendo da situação que se encontra o banco local do PDV, o FB Recovery não consegue concluir toda a reparação do arquivo. Nesses casos podemos contar com ferramenta mais robusta como IBExpert para realizar tal ação.



ANTES DE UTILIZAR AS FERRAMENTAS IBEXPERT E/OU FB RECOVERY

Avisa o cliente que vai precisar mexer no banco de dados, ele tem que fechar todos os PDV, Emissor e Integrador. O cliente poderá continuar usando Atendesmart na web, mas os executáveis PDV, Integrador, Emissor, etc, tem que fechar tudo.

No servidor, gerenciador de tarefas, serviços, interrompa o serviço Firebird (Parar).
O intuito de parar o serviço Firebird é interromper a conexão de qualquer terminal que possa estar com executável aberto consultando o banco de dados, por isso é fundamental informar o cliente e obter sua autorização para parar o sistema da loja.

Na pasta \banco , renomeie o arquivo banco de dados CONTROLP.FDB, pode alterar para qualquer nome aleatório.
O intuito de renomear o arquivo banco de dados é uma prevenção para o caso de, ao reativar o serviço Firebird, um possível software que estivesse conectado ao banco ocupe o arquivo novamente.

Na pasta \banco , faça uma cópia de segurança do banco de dados CONTROLP.FDB (CTRL+C e CTRL+V).

No gerenciador de tarefas, reative o serviço Firebird.

Após reativado Firebird no gerenciador de tarefas, volte à pasta \Banco e nomeie novamente o banco local como CONTROL.FDB (ou o nome em que a estrutura esteja implantada).

Após procedimento acima, o banco de dados CONTROLP.FDB estará desocupado para ser tratado pelo FB Recovery, dê prioridade para utilizar o FB Recovery para recuperar o banco de dados por se tratar de ferramenta mais amigável.

Se mesmo após procedimento acima o FB Recovery não conseguir concluir reparação com sucesso, siga os passos abaixo para utilizar o IBExpert.



VALIDAR BANCO DE DADOS ATRAVES DO IBEXPERT

Navegue em IBExpert - menu Services - Database Validation.

Primeira parte da validação:
Ao abrir a tela, já virão marcados Validate Database e Validate Full, apenas altere VERBOSE para "To Screen" e aperte PLAY. O IBExpert responderá se encontrou erros ou não.

Segunda parte da validação:
A janela de Database Validation ainda estará aberta, retorne à aba OPTIONS, marque as opções Check Database, Ignore Checksum, Kill Shadows e Mend Database, DESMARQUE as opções usadas anteriormente: Validate database e Validate Full, e  aperte PLAY. O IBExpert responderá se encontrou erros ou não.



REPARAR BANCO DE DADOS ATRAVES DO IBEXPERT

Se ao validar o banco aplicando as duas etapas acima, e o IBExpert retornar erros, repare o banco de dados.

Navegue em IBExpert - menu Services - Backup database.

Desmarque opção Garbage collection que normamente já virá marcada, marque a opção Ignore transactions in Limbo, no VERBOSE, marque On Screen e aperte START BACKUP. O Ibexpert criará na pasta onde está o arquivo banco de dados, um arquivo chamado controlp.fbk.
Conforme imagens abaixo.

Navegue em IBExpert - menu Services - Database Restore - restaura o CONTROLP.FDB com o arquivo BKP que vc criou.
Marque as opções Commit after each table, Replace Existing Database, Fix malforme UNICODE_FSS data using charsert e Fix malformed UNICODE_FSS data using charset.
Nas caixas de texto das opções FIX preencher o charset: ISO8859_1
Aperte Start Restore, o IBExpert solicitará uma senha, digite: masterkey , e confirme.
Conforme imagens abaixo.

Após isso, certifique-se que o banco de dados está online, navegue no menu Services, database online, bring online.

Pode testar o sistema.

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 000110

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00110

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00210

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00310

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00410

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00610

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00710

Banco corrompido: Internal GDS software consistency check (can't continue after bugcheck) 00810
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos